Temporadas
1972
VictoriesbyManufacturers
Temporada de transição do ICM (International Championship for Manufactures) para o WRC (World Rally Championship), com alguns fabricantes já se movimentando, inclusive com a realização de testes de novos modelos. Excetuando-se a grande supremacia, em termos de vitórias, da Alpine Renault na temporada (em sua grande maioria ‘dentro de casa’), dessa vez foram os italianos quem deram as cartas. Foi notável o duelo Fiat x Lancia durante toda a temporada, com um empate: A Fiat levou o campeonato mais importante para pilotos (‘Lelle’ Pinto venceu o Europeu) e a Lancia levou o ICM.
Também bastante positiva (e produtiva) foi a temporada da Ford, com vitórias do Escort nas mais diversas regiões do planeta. Porsche, retomando as atividades, Bmw e Saab, tiveram presença bastante interessante ao longo ano, muito embora a Saab tenha tido uma temporada aquém daquelas que vinha realizando anteriormente. A novidade fica por conta da primeira vitória da Mitsubishi no circuito internacional
ALPINE RENAULT (20 vitorias)
Andernach (F): S Laurent-Paoli
Antibes (F): Darniche-Mahe
Barum (Tch): Hubacek-Rieger
Cork 20 (Irl): Coleman-Davin
Cote Fleurie (F): Bourdon-Villerdieu
Criterium Alpin (F): Darniche-Mahe
Criterium des Cevennes (F): Therier-Callewaert
Firestone (E): Nicolas-Todt
Hivernale de Chamonix (F): Andruet-Petit
Lyon-Charbonnieres (F): Andruet-Petit
Mont Blanc (F): Darniche-Mahe
Neige et Glace (F): Darniche-Mahe
Olympia (F): Nicolas-Todt
Paris-St Raphael (F): Hoepfner-Fourton
Ronde Cevenole (F): Andruet-Petit
Ronde de la Giraglia (F): Darniche-Mahe
Ronde Hivernale (F): Andruet-Petit
Touquet (F): S Laurent-Leclerq
Tour de Corse (F): Andruet-Petit
Vltava (Tch): Hubacek-Rieger
Titulos:
França: Bernard Darniche
BMW (12 vitorias)
Bavária (D): Heinbach-Biebinger
Berglags (Sw): I Carlsson
Hebros (Bul): Minchev-Velev
Hugenotten (D): Heinbach-Biebinger
Kohle und Stahl (D): Zweibaumer-Wischnewsky
Mjaipokalen (Sw): I Carlsson
Monte Carlebo (M): Jenssen-Jenssen
Nattkroken (SW): Danielsson
Nordland (D): Warmbold-Binder
Smaland (D): I Carlsson
Triffels (D): Heinbach-Biebinger
Vuelta al Ecuador: Madera
Títulos:
Alemanha: Reiner Zweibaumer
DATSUN (04 vitorias)
Algarve (Pt): Oliveira-Barata
Bca (Ang): Oliveira-Barata
Total (Rsa): Odentaal-Kuun
Zambia: S Singh-Mitchell
Titulos:
Canadá: Walter Boyce
FERRARI (01)
Targa Florio (It): Munari-Merzario
FIAT (11 vitorias)
Acropole (Gre): Lindberg-Eisendle
Alpes Austríacos: Lindberg-Eisendle
Costa Brava (E): Pinto-Macaluso
Elba (It): Trombotto-Enrico
Hessen (D): Pinto-Macaluso
Madeira (Pt): Netto
Polônia : Pinto-Macaluso
Semperit (D): Pinto-Macaluso
Yu: Pinto-Macaluso
4 Reggioni (It): Paganelli-Russo
1000 Minutten (A): Pinto-Macaluso
Títulos:
Europa: Raffaele Pinto
Mitropa Cup: Raffaele Pinto
Portugal G1: Luis Netto
FORD (16 vitorias)
Burmah (Uk): Clark-Porter
Camiños del Incas (P): Yangali-Yangali
Dukeries (Uk): Clark-Porter
Escócia: Mikkola-Cardno
Granite City (Sco): Clark-Porter
Hong Kong: Makinen-Liddon
Manx (Uk): Clark-Porter
Plains (Uk): Faulkner-Holmes
Rac (Uk): Clark-Porter
Sachs Baltic (D): Rohrl-Berger
Safári (Eak): Mikkola-Palm
Solvlopet (N): Bjerke-Karlan
Tour de Belgique: Staepelaere-Aerts
Welsh (Uk): Clark-Porter
Yprés (B): Staepelaere-Aerts
12 Uren van Ieper (B): Staepelaere-Aerts
Titulos:
Escocia: James Rae
Inglaterra: Roger Clark
JEEP (01 vitoria)
Press on Regardless (Usa): Henderson-Pogue
LANCIA (08 vitorias)
Alpi Orientali (It): Barbasio-Sodanno
Élan (It): Ballestrieri-Bernarchinni
Marrocos: Lampinen-Andreasson
Monte Carlo (M/F): Munari-Mannucci
San Martino di Castrozza (It): Munari-Mannucci
San Remo (It): Ballestrieri-Bernarchini
Sicilia (It): Munari-Mannucci
1000 Lagos Sf): Lampinen-Andreasson
Titulos:
ICM
Italia: Sergio Barbasio
LAND ROVER (01 vitoria)
Roof of África (Les): Kveizen-Sugerman
MINI (01 vitoria)
Motogard (Nz): Cowan-Scott
MITSUBISHI (01 vitoria)
Southern Cross (Atl): Cowan-Bryson
MOSKOVICH (02 vitorias)
Hostlopet (N): H Johansson-Sandtveit
Mandalslopet (N): H Johansson-Sandtveit
Titulos:
Campeão União Soviética: Eduard Singurindi
OPEL (09 vitorias)
Gjokvalsen (N): Rustad-Fossheim
Jamt (Sw): Kullang
Janner (A): Warmbold-Binder
Jubileums (Sw): Gunnar Blomqvist
Kopparswangen (Sw): Kullang
Manta 200 (Sf): Airikkala
Marknads (Sw): O Eriksson
Trolljakten (Sw): O Eriksson
Wales: Lambert-Gouilding
Titulos:
Finlandia G1: Esa Nuuttila
Finlandia G2: Tapio Rainio
PEUGEOT (01 vitoria)
Transchaco (Py): Rodrigues-Sanchez
POLSKI-FIAT (01 vitoria)
Warsawski (Pol): Mucha-Zyskowski
PORSCHE (10 vitorias)
Aegais (Gre): Leônidas-Pipiris
Artic (Sf): Kinnuen-Aho
Chevronnes (M) : Lier-Greger
Donegal (Irl): Curlay-Scott
Harz Winter Fahrt (D): Struckman-Buhrigt
Munique-Viena-Budapest: Zasada-Zasada
Ostmark (D): Ottensman-Blebinger
Pneumant (A): Zasada-Kormornick
Volderpfalz (D): Ottensman-Blebinger
Zlatini Piassatni (Bul): Zasada-Zyskowski
Títulos:
Portugal: Antonio Borges
RENAULT (02 vitorias)
Mecsek (H): Ferjancz-Szembery
Turquia: Serozan-Oguz
Títulos:
Austrália: Robert Watson
Austrália Construtores: Renault
SAAB (05 vitorias)
Bore (Sw): Orrenius
Drammen (Dk): Eklund-Moreite
Hanki (Sf): Blomqvist-Hertz
Snapphane (Sw): K Johnsson
Suécia: Blomqvist-Hertz
SEAT (01 vitoria)
Ferrol (E): Arrojo-Orozco
Títulos:
Espanha: Salvador Canellas
SIMCA (02 vitorias)
Lorraine (F): Fiorentino-Gelin
Vercors Vivarais (F): Fiorentino-Gelin
SKODA (03 vitorias)
Cesky Krumlov (Tch): Urban-Marecek
Sumava Mogul (Tcg): Kvaizar-Jelinek
Tatry (Tch): Zid-Soukoup
TRIUMPH (01 vitoria)
Galway (Uk): Mc Cartney-Mc Cartney
VOLKSWAGEN (04 vitorias)
Gjovik (N): Engseth-Halbakken
Kristal (A): Fischer-Richter
Lille Mats (Sw): B Persson
Rumwolf (A): Wittman
VOLVO (01 vitoria)
Farris (Sw): Gustavsson-Gustavsson
Titulos:
Finlandia Ladies: Eeva Heinonen
WARTBURG (01 vitoria)
Wartburg (Ddr): Culmbacher-Ernst
119 Provas arquivo RallyMemory
25 construtores venceram provas na temporada.
VictoriesbyDrivers
Temporada bastante diversificada, com alguns protagonistas interessantes. O vencedor do mais importante campeonato disputado para pilotos em todo o mundo, o Europeu, foi Raffaele 'Lelle' Pinto, com vitórias decisivas nos rallies Hessen, Costa Brava, Semperit e Polônia. A única ‘ameaça’ ao titulo de Pinto foi a do polonês Sobieslav Zasada, vencedor dos rallies Munique-Viena-Budapest, Pneumant e do Zlatini Piassatni, na Bulgária. Sandro Munari, o especialista, venceu com propriedade os rallies Monte Carlo, San Martino di Castrozza e o Targa Florio, este ao volante de uma Ferrari 365 GTB.
Outros nomes de ressonância na temporada foram os de Roger Clark, que dominou por completo o campeonato britânico e, de quebra, o Rally Rac. Apesar de caseira, a temporada de Bernard Darniche também revelou-se muito interessante, sobretudo nas vitórias nos rallies Antibes, Criterium Alpin e Mont Blanc. Destaque também para a temporada de Andrew Cowan, vencedor das duas provas mais importantes da Oceania: o rally Motogard (na Nova Zelândia), com um Mini e o Southern Cross (na Australia), com um inédito Mitsubishi Colt Galant.
Aqui, uma pequena mostra dos pilotos mais venceram na temporada
(apenas os pilotos com mais de 01 vitória):
Raffaele Pinto (06 vitorias)
Costa Brava (E) – Fiat 124 Spyder
Hessen (D) – Fiat 124 Abarth
Polônia – Fiat 124 Spyder
Semperit (D) – Fiat 124 Spyder
Yu – Fiat 124 Spyder
1000 Minutten (A) – Fiat 124 Spyder
Roger Clark (06 vitorias)
Burmah (Uk) – Ford Escort RS 1600
Dukeries (Uk) – Ford Escort RS 1600
Granite City (Sco) – Ford Escort RS 1600
Manx (Uk) – Ford Escort RS 1600
Rac (Uk) – Ford Escort Rs 1800
Welsh (Uk) – Ford Escor RS 1800
Bernard Darniche (05 vitorias)
Antibes (F) – Alpine Renault A 110
Criterium Alpin (F) – Alpine Renault A 110
Mont Blanc (F) – Alpine Renault A 110
Neige et Glace (F) – Alpine Renault 110
Ronde de la Giraglia (F) – Alpine Renault A 110
Jean Claude Andruet (05 vitorias)
Hivernale de Chamonix (F) – Alpine Renault A 110
Lyon-Charbonnieres (F) – Alpine Renault A 110
Ronde Cevenole (F) – Alpine Renault A 110
Ronde Hivernale (F) – Alpine Renault A 110
Tour de Corse (F) – Alpine Renault A 110
Sandro Munari (04 vitorias)
Monte Carlo (M/F) – Lancia Fulvia HF
San Martino di Castrozza (It) – Lancia Fulvia HF
Sicilia (It) – Lancia Fulvia HF
Targa Florio (It) – Ferrari 365 GTB
Ingvar Carlsson (03 vitorias)
Berglags (Sw) – Bmw 2002 Ti
Mjaipokalen (Sw) – Bmw 2002 Ti
Smaland (D) – Bmw 2002 Ti
Reinhard Heinbach (03 vitorias)
Bavaria (D) – Bmw 2002 Ti
Hugenotten (D) – Bmw 2002 Ti
Triffels (D) – Bmw 2002 Ti
Sobieslav Zasada (03 vitorias)
Munique-Viena-Budapest – Porsche 911 S
Pneumant (A) – Porsche 911 S
Zlatini Piassatni (Bul) – Porsche 911 S
Gilbert Staepelaere (03 vitorias)
Tour de Belgique – Ford Escort RS 1800
Yprés (B) – Ford Escort RS 1800
12 Uren van Ieper (B) – Ford Escort RS 1800
Haakan Lindberg (02 vitorias)
Acropole (Gre) – Fiat 124 Spyder
Alpes Austriacos – Fiat 124 Spyder
Hannu Mikkola (02 vitorias)
Escocia – Ford Escort RS 1600
Safari (Eak) – Ford Escort RS 1600
Helge Johansson (02 vitorias)
Hostlopet (N) – Moskovich
Mandalslopet (N) - Moskovich
Jean Pierre Nicolas (02 vitorias)
Firestone (E) – Alpine Renault A 110
Olympia (F) – Alpine Renault A 110
Ove Eriksson (02 vitorias)
Marknads (Sw) – Opel Rallye Kadett
Trolljakten (Sw) – Opel Rallye Kadett
Bernard Fiorentino (02 vitorias)
Lorraine (F) – Simca CG
Vercors Vivarais (F) – Simca CG
Peter Ottensman (02 vitorias)
Ostmark (D) – Porsche 911 S
Volderpfalz (D) – Porsche 911 S
Serge Laurent (02 vitórias)
Andernach (F) – Alpine Renault A 110
Touquet (F) – Alpine Renault A 110
Simo Lampinen (02 vitorias)
Marrocos – Lancia Fulvia HF
1000 Lagos (Sf) – Lancia Fulvia HF
Stig Blomqvist (02 vitorias)
Hanki (Sf) – Saab 96V4
Suecia – Saab 96V4
Vladimir Hubacek (02 vitorias)
Barum (Tch) – Alpine Renault A 110
Vltava (Tch) – Alpine Renault A 110
Achim Warmbold (02 vitorias)
Janner (A) – Opel Ascona
Nordland (D) – Bmw 2002 Ti
Amilcare Ballestrieri (02 vitorias)
Élan (It) – Lancia Fulvia HF
San Remo (It) – Lancia Fulvia HF
Anders Kullang (02 vitorias)
Jamt (Sw) – Opel Ascona
Kopparswangen (Sw) – Opel Ascona
Andrew Cowan (02 vitorias)
Motogard (Nz) – Mini 1275 GT
Southern Cross (Atl) – Mitsubishi Colt Galant
Antonio Carlos Oliveira (02 vitorias)
Algarve (Pt) – Datsun 240 Z
BCA (Ang) – Datsun 240 Z
VictoriesbyModel
ALPINE RENAULT A 110 (20 Vitorias)
Modelo com maior numero de vitorias na temporada, mesmo apesar de boa parte delas terem sido ‘caseiras’, o modelo A 110, nas versões 1600cc e 1800cc, continuou mostrando ser o ‘carro a ser batido’, com performances interessantes, deixando no ar a expectativa de como será a performance do carro na primeira temporada que contará para o World Rally Championship.
Andernach (F): S Laurent-Paoli
Antibes (F): Darniche-Mahe
Barum (Tch): Hubacek-Rieger
Cork 20 (Irl): Coleman-Davin
Cote Fleurie (F): Bourdon-Villerdieu
Criterium Alpin (F): Darniche-Mahe
Criterium des Cevennes (F): Therier-Callewaert
Firestone (E): Nicolas-Todt
Hivernale de Chamonix (F): Andruet-Petit
Lyon-Charbonnieres (F): Andruet-Petit
Mont Blanc (F): Darniche-Mahe
Neige et Glace (F): Darniche-Mahe
Olympia (F): Nicolas-Todt
Paris-St Raphael (F): Hoepfner-Fourton
Ronde Cevenole (F): Andruet-Petit
Ronde de la Giraglia (F): Darniche-Mahe
Ronde Hivernale (F): Andruet-Petit
Touquet (F): S Laurent-Leclerq
Tour de Corse (F): Andruet-Petit
Vltava (Tch): Hubacek-Rieger
BMW 2002 Ti (10 Vitorias)
Temporada discreta do modelo, com participações efetivas apenas em provas do campeonato alemão e sueco.
Bavaria (D): Heinbach-Biebinger
Berglags (Sw): I Carlsson
Hugenotten D): Heinbach-Biebinger
Kohle und Stahl (D): Zweibaumer-Wischnewsky
Mjaipokalen (Sw): I Carlsson
Monte Carlebo (Dk): Jenssen-Jenssen
Nattkroken (Sw): Danielsson
Nordland (D): Warmbold-Binder
Smaland (D): I Carlsson
Triffels (D): Heinbach-Biebinger
FIAT 124 SPYDER (10 Vitorias)
Grande temporada do modelo. Vencedor do campeonato Europeu, travou intensa luta com o Lancia Fulvia Hf pela supremacia dos rallies mundiais. Duelos intensos e memoráveis aconteceram em Monte Carlo e em San Remo, na Itália.
Acropole (Gre): Lindberg-Eisendle
Alpes Austriacos: Lindberg-Eisendle
Costa Brava (E): Pinto-Macaluso
Elba (It): Trombotto-Enrico
Hessen (D): Pinto-Macaluso
Polônia: Pinto-Macaluso
Semperit (D): Pinto-Macaluso
Yu: Pinto-Macaluso
4 Reggioni (It): Paganelli-Russo
1000 Minutten (A): Pinto-Macaluso
PORSCHE 911 S (09 Vitorias)
Depois de uma temporada fantástica em 1970 e de uma grande decepção no ano seguinte, a temporada do modelo, sobretudo com Sobieslaw Zasada ao volante, foi bastante positiva. Outro destaque vai para Antonio Borges, campeão nacional de ralis em Portugal, com performances muito interessantes.
Aegais (Gre): Leonidas-Pirpiris
Artic (Sf): Kinnuen-Aho
Chevronnes (M): Lier-Greger
Harz Winter Fahrt (D): Struckman-Buhrigt
Munique-Viena-Budapest: Zasada-Zasada
Ostmark (D): Ottensman-Biebinger
Pneumant (A): Zasada-Kormornick
Volderpfalz (D): Ottensman-Blebinger
Zlatini Piassatni (Bul): Zasada-Zyskowski
FORD ESCORT RS 1600 (08 Vitorias)
Temporada regular do RS 1600, com uma forte participação nas ilhas britanicas (Roger Clark venceu convincentemente o campeonato ingles), o carro, com habitualmente, obteve boas pretações em provas por todo o mundo.
Burmah (Uk): Clark-Porter
Dukeries (Uk): Clark-Porter
Escocia: Mikkola-Cardno
Granite city (Sco): Clark-Porter
Manx (Uk): Clark-Porter
Rac (Uk): Clark-Porter
Safari (Eak): Mikkola-Palm
Solvlopet (N): Bjerke-Karlan
LANCIA FULVIA HF (08 Vitorias)
O grande carro da temporada. Vitórias importantes e consagradoras deram à marca o titulo do ICM e do valorizado campeonato italiano. Também memorável foi a batalha travada durante a temporada com o Fiat 124 Spyder. Merece menção a bela temporada de Sandro Munari, vencedor dos rallies Monte Carlo, San Martino di Castrozza e Sicília.
Alpi Orientalli (It): Barbasio-Sodanno
Elan (It): Ballestrieri-Bernarchinni
Marrocos: Lampinen-Andreasson
Monte Carlo (M/F): Munari-Mannucci
San Martino di Castrozza (It): Munari-Mannucci
San Remo (It): Ballestrieri-Bernarchini
Sicilia (It): Munari-Mannucci
1000 Lagos (Sf): Lampinen-Andreasson
FORD ESCORT RS 1800 (05 Vitorias)
Ainda meio que em fase experimental, com participações esporádicas em provas especificas, conduzidos pelos principais nomes da marca em rallies, o RS 1800 promete um futuro bastante promissor.
Hong Kong: Makinen-Liddon
Tour de Belgique: Staepelaere-Aerts
Welsh (Uk): Clark-Porter
Yprés (B): Staepelaere-Aerts
12 Uren van Ieper (B): Staepelaere-Aerts
SAAB 96V4 (05 Vitorias)
Com a mesma formula das temporadas anteriores –provas caseiras e a mescla entre jovens promessas e pilotos em via de se aposentar- o modelo deixou a sensação de que poderia ser mais competitivo.
Bore (Sw): Orrenius
Drammen (Dk): Eklund-Moreite
Hanki (Sf): Blomqvist-Hertz
Snapphane (Sw): Johnsson
Suécia: Blomqvist-Hertz
OPEL ASCONA (04 Vitorias)
Modelo que a Opel decidiu trabalhar para o WRC, o Ascona foi desenvolvido em toda a temporada por nomes experientes como Achim Warmbold, o sueco Anders Kullang e um jovem: Walter Rohrl, que realizaram um trabalho de alta performance para o desenvolvimento do carro para a estreia no WRC, em Monte Carlo.
Jamt (Sw): Kullang
Janner (A): Warmbold-Binder
Jubileums (Sw): G Blomqvist
Kopparswangen (Sw): Kullang
OPEL RALLYE KADETT (04 Vitorias)
Modelo em fase de aposentadoria –será substituído pelo Ascona- mesmo assim ainda ‘dá nas pintas’ e realiza performances muito interessantes.
Gjokvalsen (N): Rustad-Fossheim
Manta 200 (Sf): Airikkala
Marknads (Sw): O Eriksson
Trolljakten (D): O Eriksson
VOLKSWAGEN 1302 S
Tambem de olho numa futura participação no WRC, a Volkswagen trabalhou durante a temporada com o modelo e, alem das vitórias obtidas, demonstrou uma promissora capacidade de evolução.
Gjovik (N): Engseth-Halbakken
Kristal (A): G Fischer-Richter
Lille Mats (Sw): Persson
Rumwolf (A): Wittman
Cars’n’Drivers
(Quem dirigiu o que/ Who directed that/ Qui a réalisé que/ Che ha diretto che)
# Apenas pilotos que venceram provas durante a temporada.
Bernard Darniche, F
Billy Coleman, Irl
Jean Claude Andruet, F
Jean Pierre Nicolas, F
Jean Luc Therier, F
Joseph Bourdon, F
Marianne Hoepfner, F
Serge Laurent, F
Vladimir Hubacek, Tch
Achim Warmbold, D
Bror Danielsson, Sw
Fernando Mader, Ecu
Ingvar Carlsson, Sw
Reiner Zweibaumer, D
Reinhard Heinbach, D
Rumen Minchev, H
Villy Jenssen, Dk
Antonio Carlos Oliveira, Pt
Elbie Odentaal, Rsa
Satwant Singh, Z
Sandro Munari, It
Alcide Paganelli, It
Haakan Lindberg, Sw
Luciano Trombotto, It
Luis Netto, Pt
Raffaele Pinto, It
Gilbert Staepelaere, B
Hannu Mikkola, Sf
Hans Christian Bjorke, N
Paul Faulkner, Uk
Roger Clark, Uk
Teodoro Yangali, P
Timo Makinen, Sf
Walter Rohrl, D
Gene Henderson, Usa
Eddie Kveizen, Les
Amilcare Ballestrieri, It
Sandro Munari, It
Sergio Barbasio, It
Simo Lampinen, Sf
Andrew Cowan, Sco
Andrew Cowan, Sco
Helge Johansson, Sw
Achim Warmbold, D
Anders Kullang, Sw
Gunnar Blomqvist, Sw
Kaare Rustad, N
Ove Eriksson, Sw
Pentti Airikkala, Sf
Vicky Lambert, Uk
Humberto Rodrigues, Py
Robert Mucha, Pol
Cahal Curlay, Uk
Leo Kinnuen, Sf
Leonidas, Gre
Peter Ottensman, D
Sobieslav Zasada, Pl
Walter Struckman, D
Werner Lier, Sui
Attila Ferjancz, H
Engin Serozan, Tk
Carl Orrenius, Sw
Kaj Johnsson, Sw
Per Eklund, Sw
Stig Blomqvist, Sw
Carlos Arrojo, E
Bernard Fiorentino, F
Jiri Urban, Tch
Milan Zid, Tch
Svatopluk Kvaizar, Tch
Ronnie Mc Cartney, Uk
Bengt Persson, Sw
Franz Wittman, A
Georg Fischer, A
Per Engseth, N
Jan Gustavsson, Sw
Egon Culmbacher, Ddr
VictoriesbyManufacturers
Temporada de transição do ICM (International Championship for Manufactures) para o WRC (World Rally Championship), com alguns fabricantes já se movimentando, inclusive com a realização de testes de novos modelos. Excetuando-se a grande supremacia, em termos de vitórias, da Alpine Renault na temporada (em sua grande maioria ‘dentro de casa’), dessa vez foram os italianos quem deram as cartas. Foi notável o duelo Fiat x Lancia durante toda a temporada, com um empate: A Fiat levou o campeonato mais importante para pilotos (‘Lelle’ Pinto venceu o Europeu) e a Lancia levou o ICM.
Também bastante positiva (e produtiva) foi a temporada da Ford, com vitórias do Escort nas mais diversas regiões do planeta. Porsche, retomando as atividades, Bmw e Saab, tiveram presença bastante interessante ao longo ano, muito embora a Saab tenha tido uma temporada aquém daquelas que vinha realizando anteriormente. A novidade fica por conta da primeira vitória da Mitsubishi no circuito internacional
ALPINE RENAULT (20 vitorias)
Andernach (F): S Laurent-Paoli
Antibes (F): Darniche-Mahe
Barum (Tch): Hubacek-Rieger
Cork 20 (Irl): Coleman-Davin
Cote Fleurie (F): Bourdon-Villerdieu
Criterium Alpin (F): Darniche-Mahe
Criterium des Cevennes (F): Therier-Callewaert
Firestone (E): Nicolas-Todt
Hivernale de Chamonix (F): Andruet-Petit
Lyon-Charbonnieres (F): Andruet-Petit
Mont Blanc (F): Darniche-Mahe
Neige et Glace (F): Darniche-Mahe
Olympia (F): Nicolas-Todt
Paris-St Raphael (F): Hoepfner-Fourton
Ronde Cevenole (F): Andruet-Petit
Ronde de la Giraglia (F): Darniche-Mahe
Ronde Hivernale (F): Andruet-Petit
Touquet (F): S Laurent-Leclerq
Tour de Corse (F): Andruet-Petit
Vltava (Tch): Hubacek-Rieger
Titulos:
França: Bernard Darniche
BMW (12 vitorias)
Bavária (D): Heinbach-Biebinger
Berglags (Sw): I Carlsson
Hebros (Bul): Minchev-Velev
Hugenotten (D): Heinbach-Biebinger
Kohle und Stahl (D): Zweibaumer-Wischnewsky
Mjaipokalen (Sw): I Carlsson
Monte Carlebo (M): Jenssen-Jenssen
Nattkroken (SW): Danielsson
Nordland (D): Warmbold-Binder
Smaland (D): I Carlsson
Triffels (D): Heinbach-Biebinger
Vuelta al Ecuador: Madera
Títulos:
Alemanha: Reiner Zweibaumer
DATSUN (04 vitorias)
Algarve (Pt): Oliveira-Barata
Bca (Ang): Oliveira-Barata
Total (Rsa): Odentaal-Kuun
Zambia: S Singh-Mitchell
Titulos:
Canadá: Walter Boyce
FERRARI (01)
Targa Florio (It): Munari-Merzario
FIAT (11 vitorias)
Acropole (Gre): Lindberg-Eisendle
Alpes Austríacos: Lindberg-Eisendle
Costa Brava (E): Pinto-Macaluso
Elba (It): Trombotto-Enrico
Hessen (D): Pinto-Macaluso
Madeira (Pt): Netto
Polônia : Pinto-Macaluso
Semperit (D): Pinto-Macaluso
Yu: Pinto-Macaluso
4 Reggioni (It): Paganelli-Russo
1000 Minutten (A): Pinto-Macaluso
Títulos:
Europa: Raffaele Pinto
Mitropa Cup: Raffaele Pinto
Portugal G1: Luis Netto
FORD (16 vitorias)
Burmah (Uk): Clark-Porter
Camiños del Incas (P): Yangali-Yangali
Dukeries (Uk): Clark-Porter
Escócia: Mikkola-Cardno
Granite City (Sco): Clark-Porter
Hong Kong: Makinen-Liddon
Manx (Uk): Clark-Porter
Plains (Uk): Faulkner-Holmes
Rac (Uk): Clark-Porter
Sachs Baltic (D): Rohrl-Berger
Safári (Eak): Mikkola-Palm
Solvlopet (N): Bjerke-Karlan
Tour de Belgique: Staepelaere-Aerts
Welsh (Uk): Clark-Porter
Yprés (B): Staepelaere-Aerts
12 Uren van Ieper (B): Staepelaere-Aerts
Titulos:
Escocia: James Rae
Inglaterra: Roger Clark
JEEP (01 vitoria)
Press on Regardless (Usa): Henderson-Pogue
LANCIA (08 vitorias)
Alpi Orientali (It): Barbasio-Sodanno
Élan (It): Ballestrieri-Bernarchinni
Marrocos: Lampinen-Andreasson
Monte Carlo (M/F): Munari-Mannucci
San Martino di Castrozza (It): Munari-Mannucci
San Remo (It): Ballestrieri-Bernarchini
Sicilia (It): Munari-Mannucci
1000 Lagos Sf): Lampinen-Andreasson
Titulos:
ICM
Italia: Sergio Barbasio
LAND ROVER (01 vitoria)
Roof of África (Les): Kveizen-Sugerman
MINI (01 vitoria)
Motogard (Nz): Cowan-Scott
MITSUBISHI (01 vitoria)
Southern Cross (Atl): Cowan-Bryson
MOSKOVICH (02 vitorias)
Hostlopet (N): H Johansson-Sandtveit
Mandalslopet (N): H Johansson-Sandtveit
Titulos:
Campeão União Soviética: Eduard Singurindi
OPEL (09 vitorias)
Gjokvalsen (N): Rustad-Fossheim
Jamt (Sw): Kullang
Janner (A): Warmbold-Binder
Jubileums (Sw): Gunnar Blomqvist
Kopparswangen (Sw): Kullang
Manta 200 (Sf): Airikkala
Marknads (Sw): O Eriksson
Trolljakten (Sw): O Eriksson
Wales: Lambert-Gouilding
Titulos:
Finlandia G1: Esa Nuuttila
Finlandia G2: Tapio Rainio
PEUGEOT (01 vitoria)
Transchaco (Py): Rodrigues-Sanchez
POLSKI-FIAT (01 vitoria)
Warsawski (Pol): Mucha-Zyskowski
PORSCHE (10 vitorias)
Aegais (Gre): Leônidas-Pipiris
Artic (Sf): Kinnuen-Aho
Chevronnes (M) : Lier-Greger
Donegal (Irl): Curlay-Scott
Harz Winter Fahrt (D): Struckman-Buhrigt
Munique-Viena-Budapest: Zasada-Zasada
Ostmark (D): Ottensman-Blebinger
Pneumant (A): Zasada-Kormornick
Volderpfalz (D): Ottensman-Blebinger
Zlatini Piassatni (Bul): Zasada-Zyskowski
Títulos:
Portugal: Antonio Borges
RENAULT (02 vitorias)
Mecsek (H): Ferjancz-Szembery
Turquia: Serozan-Oguz
Títulos:
Austrália: Robert Watson
Austrália Construtores: Renault
SAAB (05 vitorias)
Bore (Sw): Orrenius
Drammen (Dk): Eklund-Moreite
Hanki (Sf): Blomqvist-Hertz
Snapphane (Sw): K Johnsson
Suécia: Blomqvist-Hertz
SEAT (01 vitoria)
Ferrol (E): Arrojo-Orozco
Títulos:
Espanha: Salvador Canellas
SIMCA (02 vitorias)
Lorraine (F): Fiorentino-Gelin
Vercors Vivarais (F): Fiorentino-Gelin
SKODA (03 vitorias)
Cesky Krumlov (Tch): Urban-Marecek
Sumava Mogul (Tcg): Kvaizar-Jelinek
Tatry (Tch): Zid-Soukoup
TRIUMPH (01 vitoria)
Galway (Uk): Mc Cartney-Mc Cartney
VOLKSWAGEN (04 vitorias)
Gjovik (N): Engseth-Halbakken
Kristal (A): Fischer-Richter
Lille Mats (Sw): B Persson
Rumwolf (A): Wittman
VOLVO (01 vitoria)
Farris (Sw): Gustavsson-Gustavsson
Titulos:
Finlandia Ladies: Eeva Heinonen
WARTBURG (01 vitoria)
Wartburg (Ddr): Culmbacher-Ernst
119 Provas arquivo RallyMemory
25 construtores venceram provas na temporada.
VictoriesbyDrivers
Temporada bastante diversificada, com alguns protagonistas interessantes. O vencedor do mais importante campeonato disputado para pilotos em todo o mundo, o Europeu, foi Raffaele 'Lelle' Pinto, com vitórias decisivas nos rallies Hessen, Costa Brava, Semperit e Polônia. A única ‘ameaça’ ao titulo de Pinto foi a do polonês Sobieslav Zasada, vencedor dos rallies Munique-Viena-Budapest, Pneumant e do Zlatini Piassatni, na Bulgária. Sandro Munari, o especialista, venceu com propriedade os rallies Monte Carlo, San Martino di Castrozza e o Targa Florio, este ao volante de uma Ferrari 365 GTB.
Outros nomes de ressonância na temporada foram os de Roger Clark, que dominou por completo o campeonato britânico e, de quebra, o Rally Rac. Apesar de caseira, a temporada de Bernard Darniche também revelou-se muito interessante, sobretudo nas vitórias nos rallies Antibes, Criterium Alpin e Mont Blanc. Destaque também para a temporada de Andrew Cowan, vencedor das duas provas mais importantes da Oceania: o rally Motogard (na Nova Zelândia), com um Mini e o Southern Cross (na Australia), com um inédito Mitsubishi Colt Galant.
Aqui, uma pequena mostra dos pilotos mais venceram na temporada
(apenas os pilotos com mais de 01 vitória):
Raffaele Pinto (06 vitorias)
Costa Brava (E) – Fiat 124 Spyder
Hessen (D) – Fiat 124 Abarth
Polônia – Fiat 124 Spyder
Semperit (D) – Fiat 124 Spyder
Yu – Fiat 124 Spyder
1000 Minutten (A) – Fiat 124 Spyder
Roger Clark (06 vitorias)
Burmah (Uk) – Ford Escort RS 1600
Dukeries (Uk) – Ford Escort RS 1600
Granite City (Sco) – Ford Escort RS 1600
Manx (Uk) – Ford Escort RS 1600
Rac (Uk) – Ford Escort Rs 1800
Welsh (Uk) – Ford Escor RS 1800
Bernard Darniche (05 vitorias)
Antibes (F) – Alpine Renault A 110
Criterium Alpin (F) – Alpine Renault A 110
Mont Blanc (F) – Alpine Renault A 110
Neige et Glace (F) – Alpine Renault 110
Ronde de la Giraglia (F) – Alpine Renault A 110
Jean Claude Andruet (05 vitorias)
Hivernale de Chamonix (F) – Alpine Renault A 110
Lyon-Charbonnieres (F) – Alpine Renault A 110
Ronde Cevenole (F) – Alpine Renault A 110
Ronde Hivernale (F) – Alpine Renault A 110
Tour de Corse (F) – Alpine Renault A 110
Sandro Munari (04 vitorias)
Monte Carlo (M/F) – Lancia Fulvia HF
San Martino di Castrozza (It) – Lancia Fulvia HF
Sicilia (It) – Lancia Fulvia HF
Targa Florio (It) – Ferrari 365 GTB
Ingvar Carlsson (03 vitorias)
Berglags (Sw) – Bmw 2002 Ti
Mjaipokalen (Sw) – Bmw 2002 Ti
Smaland (D) – Bmw 2002 Ti
Reinhard Heinbach (03 vitorias)
Bavaria (D) – Bmw 2002 Ti
Hugenotten (D) – Bmw 2002 Ti
Triffels (D) – Bmw 2002 Ti
Sobieslav Zasada (03 vitorias)
Munique-Viena-Budapest – Porsche 911 S
Pneumant (A) – Porsche 911 S
Zlatini Piassatni (Bul) – Porsche 911 S
Gilbert Staepelaere (03 vitorias)
Tour de Belgique – Ford Escort RS 1800
Yprés (B) – Ford Escort RS 1800
12 Uren van Ieper (B) – Ford Escort RS 1800
Haakan Lindberg (02 vitorias)
Acropole (Gre) – Fiat 124 Spyder
Alpes Austriacos – Fiat 124 Spyder
Hannu Mikkola (02 vitorias)
Escocia – Ford Escort RS 1600
Safari (Eak) – Ford Escort RS 1600
Helge Johansson (02 vitorias)
Hostlopet (N) – Moskovich
Mandalslopet (N) - Moskovich
Jean Pierre Nicolas (02 vitorias)
Firestone (E) – Alpine Renault A 110
Olympia (F) – Alpine Renault A 110
Ove Eriksson (02 vitorias)
Marknads (Sw) – Opel Rallye Kadett
Trolljakten (Sw) – Opel Rallye Kadett
Bernard Fiorentino (02 vitorias)
Lorraine (F) – Simca CG
Vercors Vivarais (F) – Simca CG
Peter Ottensman (02 vitorias)
Ostmark (D) – Porsche 911 S
Volderpfalz (D) – Porsche 911 S
Serge Laurent (02 vitórias)
Andernach (F) – Alpine Renault A 110
Touquet (F) – Alpine Renault A 110
Simo Lampinen (02 vitorias)
Marrocos – Lancia Fulvia HF
1000 Lagos (Sf) – Lancia Fulvia HF
Stig Blomqvist (02 vitorias)
Hanki (Sf) – Saab 96V4
Suecia – Saab 96V4
Vladimir Hubacek (02 vitorias)
Barum (Tch) – Alpine Renault A 110
Vltava (Tch) – Alpine Renault A 110
Achim Warmbold (02 vitorias)
Janner (A) – Opel Ascona
Nordland (D) – Bmw 2002 Ti
Amilcare Ballestrieri (02 vitorias)
Élan (It) – Lancia Fulvia HF
San Remo (It) – Lancia Fulvia HF
Anders Kullang (02 vitorias)
Jamt (Sw) – Opel Ascona
Kopparswangen (Sw) – Opel Ascona
Andrew Cowan (02 vitorias)
Motogard (Nz) – Mini 1275 GT
Southern Cross (Atl) – Mitsubishi Colt Galant
Antonio Carlos Oliveira (02 vitorias)
Algarve (Pt) – Datsun 240 Z
BCA (Ang) – Datsun 240 Z
VictoriesbyModel
ALPINE RENAULT A 110 (20 Vitorias)
Modelo com maior numero de vitorias na temporada, mesmo apesar de boa parte delas terem sido ‘caseiras’, o modelo A 110, nas versões 1600cc e 1800cc, continuou mostrando ser o ‘carro a ser batido’, com performances interessantes, deixando no ar a expectativa de como será a performance do carro na primeira temporada que contará para o World Rally Championship.
Andernach (F): S Laurent-Paoli
Antibes (F): Darniche-Mahe
Barum (Tch): Hubacek-Rieger
Cork 20 (Irl): Coleman-Davin
Cote Fleurie (F): Bourdon-Villerdieu
Criterium Alpin (F): Darniche-Mahe
Criterium des Cevennes (F): Therier-Callewaert
Firestone (E): Nicolas-Todt
Hivernale de Chamonix (F): Andruet-Petit
Lyon-Charbonnieres (F): Andruet-Petit
Mont Blanc (F): Darniche-Mahe
Neige et Glace (F): Darniche-Mahe
Olympia (F): Nicolas-Todt
Paris-St Raphael (F): Hoepfner-Fourton
Ronde Cevenole (F): Andruet-Petit
Ronde de la Giraglia (F): Darniche-Mahe
Ronde Hivernale (F): Andruet-Petit
Touquet (F): S Laurent-Leclerq
Tour de Corse (F): Andruet-Petit
Vltava (Tch): Hubacek-Rieger
BMW 2002 Ti (10 Vitorias)
Temporada discreta do modelo, com participações efetivas apenas em provas do campeonato alemão e sueco.
Bavaria (D): Heinbach-Biebinger
Berglags (Sw): I Carlsson
Hugenotten D): Heinbach-Biebinger
Kohle und Stahl (D): Zweibaumer-Wischnewsky
Mjaipokalen (Sw): I Carlsson
Monte Carlebo (Dk): Jenssen-Jenssen
Nattkroken (Sw): Danielsson
Nordland (D): Warmbold-Binder
Smaland (D): I Carlsson
Triffels (D): Heinbach-Biebinger
FIAT 124 SPYDER (10 Vitorias)
Grande temporada do modelo. Vencedor do campeonato Europeu, travou intensa luta com o Lancia Fulvia Hf pela supremacia dos rallies mundiais. Duelos intensos e memoráveis aconteceram em Monte Carlo e em San Remo, na Itália.
Acropole (Gre): Lindberg-Eisendle
Alpes Austriacos: Lindberg-Eisendle
Costa Brava (E): Pinto-Macaluso
Elba (It): Trombotto-Enrico
Hessen (D): Pinto-Macaluso
Polônia: Pinto-Macaluso
Semperit (D): Pinto-Macaluso
Yu: Pinto-Macaluso
4 Reggioni (It): Paganelli-Russo
1000 Minutten (A): Pinto-Macaluso
PORSCHE 911 S (09 Vitorias)
Depois de uma temporada fantástica em 1970 e de uma grande decepção no ano seguinte, a temporada do modelo, sobretudo com Sobieslaw Zasada ao volante, foi bastante positiva. Outro destaque vai para Antonio Borges, campeão nacional de ralis em Portugal, com performances muito interessantes.
Aegais (Gre): Leonidas-Pirpiris
Artic (Sf): Kinnuen-Aho
Chevronnes (M): Lier-Greger
Harz Winter Fahrt (D): Struckman-Buhrigt
Munique-Viena-Budapest: Zasada-Zasada
Ostmark (D): Ottensman-Biebinger
Pneumant (A): Zasada-Kormornick
Volderpfalz (D): Ottensman-Blebinger
Zlatini Piassatni (Bul): Zasada-Zyskowski
FORD ESCORT RS 1600 (08 Vitorias)
Temporada regular do RS 1600, com uma forte participação nas ilhas britanicas (Roger Clark venceu convincentemente o campeonato ingles), o carro, com habitualmente, obteve boas pretações em provas por todo o mundo.
Burmah (Uk): Clark-Porter
Dukeries (Uk): Clark-Porter
Escocia: Mikkola-Cardno
Granite city (Sco): Clark-Porter
Manx (Uk): Clark-Porter
Rac (Uk): Clark-Porter
Safari (Eak): Mikkola-Palm
Solvlopet (N): Bjerke-Karlan
LANCIA FULVIA HF (08 Vitorias)
O grande carro da temporada. Vitórias importantes e consagradoras deram à marca o titulo do ICM e do valorizado campeonato italiano. Também memorável foi a batalha travada durante a temporada com o Fiat 124 Spyder. Merece menção a bela temporada de Sandro Munari, vencedor dos rallies Monte Carlo, San Martino di Castrozza e Sicília.
Alpi Orientalli (It): Barbasio-Sodanno
Elan (It): Ballestrieri-Bernarchinni
Marrocos: Lampinen-Andreasson
Monte Carlo (M/F): Munari-Mannucci
San Martino di Castrozza (It): Munari-Mannucci
San Remo (It): Ballestrieri-Bernarchini
Sicilia (It): Munari-Mannucci
1000 Lagos (Sf): Lampinen-Andreasson
FORD ESCORT RS 1800 (05 Vitorias)
Ainda meio que em fase experimental, com participações esporádicas em provas especificas, conduzidos pelos principais nomes da marca em rallies, o RS 1800 promete um futuro bastante promissor.
Hong Kong: Makinen-Liddon
Tour de Belgique: Staepelaere-Aerts
Welsh (Uk): Clark-Porter
Yprés (B): Staepelaere-Aerts
12 Uren van Ieper (B): Staepelaere-Aerts
SAAB 96V4 (05 Vitorias)
Com a mesma formula das temporadas anteriores –provas caseiras e a mescla entre jovens promessas e pilotos em via de se aposentar- o modelo deixou a sensação de que poderia ser mais competitivo.
Bore (Sw): Orrenius
Drammen (Dk): Eklund-Moreite
Hanki (Sf): Blomqvist-Hertz
Snapphane (Sw): Johnsson
Suécia: Blomqvist-Hertz
OPEL ASCONA (04 Vitorias)
Modelo que a Opel decidiu trabalhar para o WRC, o Ascona foi desenvolvido em toda a temporada por nomes experientes como Achim Warmbold, o sueco Anders Kullang e um jovem: Walter Rohrl, que realizaram um trabalho de alta performance para o desenvolvimento do carro para a estreia no WRC, em Monte Carlo.
Jamt (Sw): Kullang
Janner (A): Warmbold-Binder
Jubileums (Sw): G Blomqvist
Kopparswangen (Sw): Kullang
OPEL RALLYE KADETT (04 Vitorias)
Modelo em fase de aposentadoria –será substituído pelo Ascona- mesmo assim ainda ‘dá nas pintas’ e realiza performances muito interessantes.
Gjokvalsen (N): Rustad-Fossheim
Manta 200 (Sf): Airikkala
Marknads (Sw): O Eriksson
Trolljakten (D): O Eriksson
VOLKSWAGEN 1302 S
Tambem de olho numa futura participação no WRC, a Volkswagen trabalhou durante a temporada com o modelo e, alem das vitórias obtidas, demonstrou uma promissora capacidade de evolução.
Gjovik (N): Engseth-Halbakken
Kristal (A): G Fischer-Richter
Lille Mats (Sw): Persson
Rumwolf (A): Wittman
Cars’n’Drivers
(Quem dirigiu o que/ Who directed that/ Qui a réalisé que/ Che ha diretto che)
# Apenas pilotos que venceram provas durante a temporada.
Bernard Darniche, F
Billy Coleman, Irl
Jean Claude Andruet, F
Jean Pierre Nicolas, F
Jean Luc Therier, F
Joseph Bourdon, F
Marianne Hoepfner, F
Serge Laurent, F
Vladimir Hubacek, Tch
Achim Warmbold, D
Bror Danielsson, Sw
Fernando Mader, Ecu
Ingvar Carlsson, Sw
Reiner Zweibaumer, D
Reinhard Heinbach, D
Rumen Minchev, H
Villy Jenssen, Dk
Antonio Carlos Oliveira, Pt
Elbie Odentaal, Rsa
Satwant Singh, Z
Sandro Munari, It
Alcide Paganelli, It
Haakan Lindberg, Sw
Luciano Trombotto, It
Luis Netto, Pt
Raffaele Pinto, It
Gilbert Staepelaere, B
Hannu Mikkola, Sf
Hans Christian Bjorke, N
Paul Faulkner, Uk
Roger Clark, Uk
Teodoro Yangali, P
Timo Makinen, Sf
Walter Rohrl, D
Gene Henderson, Usa
Eddie Kveizen, Les
Amilcare Ballestrieri, It
Sandro Munari, It
Sergio Barbasio, It
Simo Lampinen, Sf
Andrew Cowan, Sco
Andrew Cowan, Sco
Helge Johansson, Sw
Achim Warmbold, D
Anders Kullang, Sw
Gunnar Blomqvist, Sw
Kaare Rustad, N
Ove Eriksson, Sw
Pentti Airikkala, Sf
Vicky Lambert, Uk
Humberto Rodrigues, Py
Robert Mucha, Pol
Cahal Curlay, Uk
Leo Kinnuen, Sf
Leonidas, Gre
Peter Ottensman, D
Sobieslav Zasada, Pl
Walter Struckman, D
Werner Lier, Sui
Attila Ferjancz, H
Engin Serozan, Tk
Carl Orrenius, Sw
Kaj Johnsson, Sw
Per Eklund, Sw
Stig Blomqvist, Sw
Carlos Arrojo, E
Bernard Fiorentino, F
Jiri Urban, Tch
Milan Zid, Tch
Svatopluk Kvaizar, Tch
Ronnie Mc Cartney, Uk
Bengt Persson, Sw
Franz Wittman, A
Georg Fischer, A
Per Engseth, N
Jan Gustavsson, Sw
Egon Culmbacher, Ddr
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial